o jogo do tigre primeira página fourtune tiger cassino online tigre fortune tige

fortune tiger sportingbet Opinião - De Grão em Grão: Selic a 14,25%: o que fazer agora?

data de lançamento:2025-04-01 13:30    tempo visitado:186

Nesta próxima semanafortune tiger sportingbet, teremos a chamada "Super Quarta", um evento decisivo para os mercados globais. O Federal Open Market Committee (FOMC) nos Estados Unidos e o Comitê de Política Monetária (Copom) no Brasil anunciarão suas novas diretrizes sobre juros. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, a decisão em si pode ser o menos relevante. O verdadeiro jogo está nas entrelinhas dos comunicados e no que os bancos centrais indicarão para o futuro.

Divirta-se na ZA9BET Bet - Saque rápido é na ZA9BET Operador de mercado na New York Stock Exchange (NYSE) acompanhando a última decisão do FOMC sobre as taxas de juros de curto prazo nos EUA. - Brendan McDermid/REUTERS

O mercado já precificou que o FOMC manterá a taxa de juros de curto prazo nos EUA, os Fed Funds, em 4,5% ao ano e que o Copom elevará a Selic para 14,25% ao ano com uma alta de 1 ponto percentual. Nenhuma surpresa aqui. Mas e depois? Essa é a pergunta que todos querem responder.

Se fosse um jogo de xadrez, os bancos centrais estão prestes a fazer um movimento estratégico, mas sem revelar a jogada seguinte. Nos EUA, cresce a expectativa por cortes de juros no futuro. Já no Brasil, os contratos futuros indicam que novas altas ainda podem ocorrer.

O Copom, que antes tinha um plano bem definido, agora deve passar a adotar um discurso condicional, deixando claro que os próximos passos dependerão da evolução dos dados econômicos até a próxima reunião, marcada para 07 de maio.

O Banco Central brasileiro não pode olhar apenas para o impacto das últimas altas de juros sobre a inflação e no crescimento interno. Fatores externos podem ter impacto relevante. A postura do presidente americano e suas políticas econômicas influenciam diretamente o câmbio e o preço de bens e de commodities, como petróleo, variáveis essenciais para o Brasil por afetar o preço dos combustíveis.

O Federal Reserve também enfrentará desafios semelhantes, precisando calibrar suas ações de acordo com os efeitos da política fiscal e das condições de mercado nos EUA.

Esta próxima elevação da Selic, pode até ser a última do ano, pois ela já é um patamar significativamente alto. Desde 2006, só vimos essa taxa em 14,25% ao ano durante o governo Dilma, entre 2015 e 2016. Entretanto, se essa for a última alta, é sinal de que ela deve permanecer nesse patamar ainda mais tempo. Para quem acredita que a Selic pode voltar a cair rapidamente, um alerta importante. Da última vez que esteve neste patamar, a taxa ficou estável por mais de 12 meses, entre agosto de 2015 a outubro de 2016. Isso significa que, mesmo que o ciclo de alta termine agora, um eventual alívio de juros pode demorar.

Esse cenário tem implicações diretas para os investidores. Muitos podem se sentir tentados a migrar para ativos de maior risco na expectativa de uma queda iminente dos juros. Mas essa estratégia pode ser perigosa. Howard Marks, renomado investidor e autor do clássico Mastering the Market Cycle, sempre alerta que o maior erro dos investidores não é agir quando a tendência já está clara, mas sim tentar antecipá-la antes do tempo. Apostar na queda dos juros sem sinais concretos pode custar caro.

jogo do tigre

Com Selic a 14,25% ao ano, a renda fixa pós fixada se torna um refúgio altamente atrativo. Fundos e títulos que rendem 110% do CDI passam a entregar mais de 15,5% ao ano, um retorno muito difícil de superar no curto prazo sem assumir riscos excessivos.

Para quem tem um horizonte mais longo, títulos prefixados e atrelados ao IPCA ainda podem capturar taxas elevadas para diversificar a parcela de renda fixa, mas exigem maior tolerância à volatilidade e paciência.

A grande questão agora não é apenas onde investir, mas qual postura adotar. Como Ray Dalio ensina em seus princípios, os mercados financeiros se movem em ciclos, e os investidores bem-sucedidos sabem quando atacar e quando defender. Esse é o momento de jogar na defesa, aproveitando retornos elevados sem assumir riscos desnecessários.

O investidor está sendo muito bem pago para esperar. E, no mercado financeiro, paciência frequentemente é a maior virtude. Se os juros altos são um problema para alguns, para quem souber aproveitar o momento, são uma ótima oportunidade para crescer patrimônio.

Michael Viriato é assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

Fale comigo no Direct do Instagram.

tigrinho fortune

Siga e curta o De Grão em Grão nas redes sociais. Acompanhe as lições de investimentos no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

dê um conteúdo

benefício do assinante

Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.

benefício do assinante

Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.

Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHA Copiar link Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

sua assinatura pode valer ainda mais sua assinatura vale muito ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Veja outros artigos desse blog Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/blogs/de-grao-em-grao/2025/03/selic-a-1425-o-que-fazer-agora.shtml Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu email Mais lidas em Blogs Brasília HojeForças Armadas são democráticas e não aderiram a tentativa de golpe de Bolsonaro, diz Jungmann De Grão em GrãoSelic a 14,25%: o que fazer agora? Cláudio HebdôEduardo Bolsonaro, plano B da direita radical? Frederico VasconcelosAugusto Aras blindou Jair Bolsonaro, e o STF virou fiscal da lei Tudo + um poucoÉ seguro esquentar comida em potes plásticos? últimas notícias Bolsonaro volta a Copacabana, tenta focar anistia e deixa protestos contra Lula em 2º plano Rio de Janeiro Compartilhar Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

SuperSpin Concorra Grátis — Cante Vitória Antes do Fim do Jogo na Vantagem de 2 Gols. 800 Mil Eventos Grátis por Ano.

assine ou faça login

fortune tiger Bolsonaro volta a Copacabana, tenta focar anistia e deixa protestos contra Lula em 2º plano

Ex-presidente busca demonstrar adesão popular a projeto que pode beneficiá-lo

fortunetiger 15.mar.2025 às 23h00 039;Marco zero039; da disparada de emendas faz 10 anos e transforma política no Brasil emenda parlamentar Compartilhar Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

039;Marco zero039; da disparada de emendas faz 10 anos e transforma política no Brasil

Mudança na Constituição inaugurou controle cada vez maior do Congresso sobre o Orçamento

15.mar.2025 às 23h00 Trump faz 039;diplomacia do bullying039; ao receber líderes estrangeiros na Casa Branca União Europeia Compartilhar Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Trump faz 039;diplomacia do bullying039; ao receber líderes estrangeiros na Casa Branca

Presidente deixa encontros abertos à imprensa, toca em temas espinhosos e provoca autoridades estrangeiras

15.mar.2025 às 23h00 o jogo do tigre

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.

Modal 500

fortunetiger OK Folha de S.Paulo Assine Topo folha de s.paulo Sobre a Folha Política de Privacidade Expediente Acervo Folha Princípios Editoriais Manual de conduta Seminários Folha Clube Folha Clube Folha Gourmet Séries Folha Coleções Folha Trabalhe na Folha Treinamento Circulação Verificada Fale com a Folha Anuncie (Publicidade Folha) Atendimento ao Assinante Erramos Fale com a Folha Ombudsman Painel do Leitor editorias Política Economia Cotidiano Educação Mundo Esporte Ilustrada Ilustríssima Comida F5 Podcasts Folhinha Folhateen Saúde Equilíbrio Ciência Ambiente Turismo Guia Folha Fotografia TV Folha Empreendedorismo opinião Opinião Colunas e Blogs Quadrinhos Charges Cartunistas mais seções Brasília Hoje Todas Dias Melhores Folha Social+ Seminários Folha Folha en Español Folha In English Folhainvest Folhaleaks Folha Mapas Folha Tópicos Folha Transparência Últimas notícias Versão Impressa Mapa do site serviços Aeroportos Folha Informações Guia de Benefícios Horóscopo Loterias Mortes Tempo outros canais Datafolha Estúdio Folha Publicidade Legal Folhapress Folha Eventos Top of Mind CANAIS DA FOLHA Fale com a Redação Mapa do site Atendimento ao Assinante Ombudsman Política de Privacidade Princípios editoriais e conduta Circulação Verificada newsletter A Folha integra o

O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48

NEWSLETTER Ícone alerta Por favorfortune tiger sportingbet, selecione uma das opções abaixo. Quais newsletters você gostaria de assinar? Brasília Hoje IE | Relacionamentos Planeta em Transe Maratonar Mova-se Todas Tudo + um pouco FolhaJus IE | Como criar hábitos Energia Limpa Cuide-se Notícias do dia Painel Painel S.A. Mônica Bergamo Tudo a Ler Folha Carreiras China, terra do meio Combo Folha Mercado Colunas e Blogs Dicas do Editor Para Curtir SP Lá Fora FolhaMed News from Brazil Noticias de Brasil exclusivo para assinantes Você também gostaria de: Receber informações sobre produtos e serviços da Folha de S. Paulo Receber ofertas de parceiros da Folha de S. Paulo Cancelar Confirmar

Cadastro realizado com sucesso!

Ok

Por favor, tente mais tarde!

Ok

----------------------------------
Coluna
informação relevante